Gerenciar o tempo. É possível?

Por Daniela Vieira dos Santos

O que é que todos os seres humanos possuem igualmente, não importando a classe social, cultura ou raça? A resposta é simples: O Tempo.

Somos beneficiados igualmente por 24 horas por dia e 365 dias por ano (sendo mais exata: 365 05h48m46). O que difere uma pessoa da outra é a forma que cuidamos de algo tão precioso como o tempo.

Não podemos voltar ao passado e nem viver o futuro. Não existe uma palavra melhor para descrever o próprio PRESENTE!

No decorrer da minha vida já escutei diversas pessoas usando desculpas relacionadas à falta de tempo, como sendo este o responsável pelo seu fracasso. Seguem exemplos de frases mais comuns: “Não tive tempo de fazer faculdade porque meu filho nasceu”. “Não tenho tempo para aprender um novo idioma”. “Não consegui tirar férias porque não entreguei meu projeto”. “Como vou emagrecer se não tenho tempo de frequentar à academia? ”.

“Não Culpe o Tempo pela Sua Falta de Organização”

Em um passado não tão distante, ficava pensando como as pessoas faziam tantas atividades durante a semana e eu também falava que não tinha tempo para nada. Trabalhava em horário comercial voltava cansada para casa, apenas preparava o jantar, assistia ao noticiário e lavava a louça. Olhava no relógio e já estava no horário de dormir! Logo após passar por uma crise de stress, na qual fui obrigada a me desligar de tudo, pensei mais sobre como estava gerenciando meu próprio dia a dia. Não conseguia lembrar de uma simples refeição, porque não tinha o prazer de comer, ou seja, não aproveitava os momentos das refeições para apreciar o delicioso alimento que muitas vezes minha mãe preparava com carinho, ou até mesmo em restaurantes, pois ficava teclando no whatsapp enquanto comia. Na verdade, temos que ter foco para gerenciar o precioso tempo que ainda nos resta.

A vida é uma doença com 100% de taxa de mortalidade

Então, aproveite melhor o privilégio da vida. Não foque no passado e muito menos viva no futuro, esquecendo-se do presente. Evite pensamentos do tipo: “Só vou ser feliz quando casar”, “Minha carreira só será interessante quando mudar para a sede da empresa”, ou, “Vou aproveitar minha vida somente na aposentadoria”.

“…O tempo e o imprevisto sobrevêm a todos. Pois o homem não sabe a sua hora. (Eclesiastes 9:11-12)”

E foi com base nessa citação bíblica que resolvi otimizar meu tempo e reclassificar as prioridades do meu cotidiano. Consegui com sucesso obter mais alegria, paixão e entusiasmo por tudo que faço. Estou aprendendo o idioma alemão, cursando pós-graduação aos sábados, realizando treinamentos de PNL (programação neuro linguística), viajando com maior frequência, pratico aulas de tênis, tenho sessões semanais de massagem relaxante e de reflexologia e, o mais interessante, é que amigos me perguntam como consigo dar conta de todas essas atividades! Com foco, coragem e disciplina conseguimos tudo que queremos!

O melhor presente e o mais caro que se pode dar para uma pessoa, seja ela seu filho, sobrinho, chefe, esposa ou seus pais é o seu tempo.

Estou doando o que tenho de melhor (meu tempo) para escrever essa matéria para ajudá-lo a elaborar uma melhor organização das 24 horas que você possui diariamente:

  1. Faça uma lista de atividades (to do list)
  2. Otimize seu tempo Pense que sua vida é uma empresa de logística. Se você trabalha até as 18 horas, poderá iniciar uma academia no bairro próximo ao seu emprego às 18:30 ou 19:00hs. Que tal marcar 2 médicos no mesmo dia poupando-se de passar mais horas no trânsito? Pessoalmente, todas as quartas tenho reflexologia em Santo André às 19:00hs e PNL às 20:30.
  3. Tenha Hobbies ou pratique alguma atividade prazerosa Se você sente-se cansado durante a semana, tente fazer algo que o relaxe, como jogar bola, cursos que tragam prazer pessoal (ex: culinária). Você acordará mais motivado!
  4. Tire tempo para cuidar da mente e espiritualidade Independente de religião, todos temos nossas crenças. Tire tempo para se aprofundar e meditar nos assuntos espirituais ou até mesmo comprar tempo para se conhecer melhor, se descobrir, colocar metas claras para sua vida.
  5. Reduza suas redes sociais Atualmente um dos maiores ladrões do nosso tempo tratam-se das redes sociais. Se você tem o Tinder, Badoo, Facebook, Instagram, Twitter, Tumblr, Linkedin, Flickr… reavalie quais são realmente necessários. Tinder e o Badoo tem propósitos similares, assim como  oTwitter e o Tumblr. Programe-se para passar apenas um período do dia ou da semana para entrar nessas redes. Ou aproveite o tempo de deslocamento para o trabalho / faculdade / para acessar suas redes sociais através do seu smartphone.
  6. Passe um tempo de qualidade com a família Assistir a novela juntos ou estar no mesmo ambiente sem interação, não se trata de tempo de qualidade. Atualmente existem vários vídeos no youtube de como cada vez mais a tecnologia está nos afastando das pessoas que estão próximas, e aproximando de pessoas que estão distantes.
  7. Seja prático Converse com as pessoas ao invés de mandar mensagens de texto ou e-mails. Nem sempre conseguimos passar com clareza o que realmente queremos informar, gerando novos questionamentos a cada e-mail ou conversas pelo whatsapp. Ligue e com certeza você irá solucionar na hora qualquer dúvida no momento da conversa.
  8. Reduza as atividades domésticas Não estou incentivando ninguém a ser descuidado com o seu lar, pelo contrário, algumas atividades que são realizadas várias vezes ao dia, poderão ser reduzidas a 1 vez por dia ou 1 vez por semana. Ex: Com a crise de falta d’água que estamos enfrentando, que tal acumular as louças e lavar somente 1 vez ao dia? Se você somente toma café da manhã e janta, que tal lavar as louças do café da manhã junto com as louças do seu jantar? Acumule as roupas sujas para lavar 1 vez por semana. Que tal passar roupa de 15 em 15 dias? Se possível contrate alguém te auxiliar nessas atividades.

Todos nascemos analfabeto, sem dentes, sem roupas, não sabemos falar e nem andar. Precisamos de tempo para crescer, aprender, e não adianta apressar certas coisas. Pais querem que suas crianças se tornem adultos e quando adultos percebem que perderam a melhor fase de seus filhos, a infância. Depois querem recuperar o tempo perdido dando extrema atenção aos seus netos, mas já não possuem saúde e energia suficiente.

Tempo é vida! Não desperdice! Um segundo pode fazer toda a diferença.

equação da vida

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer….” (Zé Ramalho)